Escola João Paulo II recebe ação em saúde bucal com foco na higienização correta e prevenção de cáries

Hoje (14), foi realizado na Escola João Paulo II, na localidade Lagoa Nova, uma ação em saúde bucal conduzida pela odontóloga Luana de Matos e pela técnica em saúde bucal Adriele, onde o tema principal foi a higienização bucal correta e o uso de fio dental, e foi destacado também os alimentos cariogênicos, ou seja, os que mais causam cáries e na oportunidade foram distribuídos kits de higiene bucal (escova, fio dental e pasta de dente) para os alunos da mesma. O público que a palestra atingiu foram alunos de 2 anos a 11. Foi destacada a importância da visita ao consultório odontológico como meio de prevenção, foi feita uma avaliação e os alunos que precisam de tratamento já foram encaminhados para o consultório.

A educação é o ponto essencial de qualquer programa de saúde. Seus resultados são significativos, quando conseguem promover mudanças positivas no comportamento das pessoas. A implementação de programas de educação para saúde bucal em escolas oferece às crianças o conhecimento sobre os meios efetivos para evitar as doenças bucais. A motivação é também um requisito indispensável para o aprendizado. É um processo pessoal, interno, que determina a direção e a intensidade do comportamento humano. Ressalta-se que um local ideal e apropriado para a introdução e o desenvolvimento da educação em saúde bucal é encontrado nas escolas primárias.

A escovação é a forma mais utilizada e socialmente aceita de higiene bucal. No entanto, para tornar-se eficaz no combate à placa bacteriana, a escovação precisa ser orientada e supervisionada pelo profissional, sendo a motivação do paciente fundamental para os melhores resultados.