Nesta terça-feira (31), no pátio da Creche Nina Arrais, foram realizadas duas palestras em alusão ao Janeiro Branco, mês de cuidado com a Saúde Mental e que esse ano teve como tema: “A vida pede equilíbrio”, e que foi conduzida pela psicóloga Ramilda Farias. A outra palestra, em alusão ao Janeiro Roxo, foi conduzida pelo fisioterapeuta e especialista em hanseníase Flávio Miranda.
A palestra para a campanha do janeiro branco tem como finalidade conscientizar as pessoas de como a nossa saúde mental está totalmente relacionada com a nossa qualidade de vida. A psicóloga Ramilda Farias também salientou o quanto a falta de equilíbrio pessoal pode nos prejudicar, ocasionando problemas de saúde, que nos tornam dependentes de remédios para encontrar a felicidade e equilíbrio emocional. O objetivo da palestra sobre Janeiro Branco é levar orientações e informações de uma forma mais clara e sucinta para que todas as pessoas consigam entender como a saúde mental impacta na realização das atividades do dia a dia. Também foi falado da conscientização de como a qualidade de vida se torna comprometida por estar com o psicológico abalado.
O Janeiro Roxo é o mês de conscientização da hanseníase que é uma doença milenar, crônica e curável, mas ainda cercada de mitos, estigmas e preconceitos. A hanseníase tem em janeiro um mês dedicado à atenção para o tema e ao esclarecimento sobre sintomas, prevenção e tratamento. O objetivo da palestra “Janeiro Roxo” é de ampliar o que foi salientado pelo fisioterapeuta Flávio Miranda, levar conhecimento à população sobre a doença, por meio de ações de conscientização, reforçando a importância do diagnóstico precoce para evitar a ocorrência de sequelas graves, que geram incapacidades físicas. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país com maior número de casos no mundo, perdendo apenas para a Índia.
Estiveram presentes a secretária de saúde, Delciana Bomfim; o coordenador da APS, Dr. Mário Calzadilla; o diretor da UBS, Marcos Lima; a vice-prefeita, Alexandra Oliveira; grande parte dos profissionais de saúde; os profissionais do CRAS; o Conselho Tutelar; a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Administração, Educação e Limpeza Urbana. Aqui deixamos os nossos agradecimentos ao nosso prefeito Everardo Araújo e à nossa secretária de finanças e primeira-dama, Rayana Mara, pelo o apoio; aos palestrantes e todos os profissionais que participaram.